Wednesday, May 16, 2007

À meia-noite no Montanha Mágica



AFLUENTES

Que sabe um rio dos seus afluentes? E os afluentes dos subafluentes? E estes dos pequenos regatos da montanha? Os rios não têm memória. (Embora digam que a memória é um rio.)

Têm água. E nós sede.


(in O Poeta Nu)



Jorge de Sousa Braga nasceu em 1957, em Vila Verde, e é médico no Porto. Os seus cinco primeiros livros de poesia, publicados nos anos oitenta, encontram-se reunidos em O Poeta Nu (1991). A nota irónica e um profundo sentimento de ternura perante o mundo constituem duas marcas que podemos encontrar na sua escrita.
Quando for meia-noite, não é só a 5ª feira, 17 de Maio de 2007, que começa.
É hora do Montanha Mágica, programa a sintonizar entre as 0 e as 2 da manhã em 91.2 FM ou a pescar na rede em www.emissoradasbeiras.com. (A repetir às zero horas de sábado, acabada a sexta, no mesmo horário.)
Nesta edição, textos de fabrico próprio e a poesia de Edgar Lee Masters (EUA, 1868-1950), Jorge de Sousa Braga, Jorge Gaitán Durán (Colômbia, 1924-1962) e Adam Zagawewski (polaco, n. 1945).
NB: poetas e informações foram autorizadamente sacados ao (excelente) blog Poesia & Lda
(http://poesiailimitada.blogspot.com/), do poeta João Luís Barreto Guimarães.
Naturalmente, há muita música: Mary Mary, Beethoven (sim, Beethoven...), Hermínia Silva, Linda Ronstadt, Goldfrapp, Andy Laverne, MattRenzi/Jimmy Weinstein/Masa Kamaguchi, Noel Lenaghan, Pulp, Adriana Calcanhotto, Everything But The Girl, Elis Regina, Fausto, The Beatles, Léo Ferré, Carlos do Carmo, Catalani, Jorge Garcell Santana, Elvis Costello & The Attractions, Mler Ife Dada, Phoebe Snow, Jamiroquai, Sisters of Mercy, Susana Coelho e Sam Cooke.
A entrada é livre. A montanha é mágica.

No comments: